Pesquisa

Slide

05 julho 2014

Como fazer adesivo de unha




Uma coisa que eu sempre quis aprender a fazer era isso: adesivo impresso para unhas.

Depois de tanta gente guardando informação para si - e me fazendo procurar feito louca um jeito de dar certo, alternando entre uma dica e outra - decidi compartilhar. 

Sério, eu queria muito saber como fazer adesivo de unhas em casa / tatuagem de unhas, impresso, com as estampas de minha escolha, do jeito que eu quisesse. Tinha tentado de várias maneiras e não tinha dado certo, até que há uns tempos atrás, antes de me mudar, tentei novamente e fiquei bem surpresa ao ver que tinha dado certo (com algumas falhas)!  Gostei da ideia e, há poucos dias, decidi fazer novamente. Da segunda vez corrigi alguns erros do começo e os adesivos ficaram, sem duvida, melhorados.


Antes de começar em definitivo o post, alerto para o nome adesivo. Vou chamar dessa forma durante o post todo, mas na verdade o que vamos aprender a fazer é uma película impressa para por sobre as unhas. Adesivo é auto colante, o que não é o caso, já que o esmalte é que atrairá a película (ela não é adesiva, pois ela mesmo nao possui cola alguma).

O que eu uso:
-  1 folha A4
-  1 capa de pasta
-  impressora a jato
-  base de unhas ou top coat
-  cola escolar


Antes de qualquer coisa, você deve ter uma impressora a jato de tinta. Vejam bem: eu não sei dizer o que acontece se imprimir as estampas com outro tipo de impressora.
A impressora a jato de tinta deve ter todas as cores (nos cartuchos) disponíveis.
A primeira coisa a ser feita, é fazer da folha A4 um molde. No meu caso, apenas a preenchi com divisões  formando vários quadrados ao longo de toda a folha, só para ter uma base do tamanho de cada desenho escolhido. Você pode fazer diferente, com moldes no formato da sua unha, separados uns dos outros... enfim, como achar melhor.

Caso você não queira criar um molde, você pode baixar o molde acima. É só clicar aqui e salvar a imagem no seu computador.

O segundo passo é imprimir a folha acima em uma folha A4, que servirá para sabermos onde nosso desenho será impresso.


Lembra da pasta que falei? Então, ela será usada para a impressão dos adesivos. A capa transparente da pasta será posta sobre a folha a A4. A folha por baixo não deve ser movida, então aconselho grampear a capa da pasta na folha. Pronto. Agora você já sabe onde os adesivos serão impressos. 


Vale lembrar que a capa da pasta deve ser lisa! Nada de capa com textura. Quer saber se sua pasta serve? Pincele um pouco de base em algum lugar da pasta, espere secar e depois tente retirar com uma pinça, por exemplo. Se a película sair inteira, então dá certo. 

Agora é a hora em que a película a ser estampada deve ser feita e, para isso, é necessário aplicar uma base/top coat transparente em toda a capa (ou onde estiver o molde). A camada de base não precisa ser tão grossa, mas também não fina de mais. 
Antes de partir para o próximo passo, é necessário ter certeza de que a base/top coat esteja bem seca/seco.
Como eu uso top coat, em questão de 10 minutos já secou, mas como não sei o que vai ser usado, por segurança indico deixar secando por uma hora. Enfim, o tempo é você quem decide, mas apenas se certifique de que a base esteja realmente seca. 
Ah, e eu uso o top coat mais barato que encontrar. 

A cola escolar vai ter a função de "segurar" a estampa feita pela impressora. Se você imprimir direto na base, a tinta não vai fixar. Por cima da base seca, deve ser aplicada uma fina camada de cola escolar. 
Há quem use o verniz para craquelado, mas eu, como não tinha à disposição  usei cola mesmo e o resultado é bem satisfatório, logo, não pretendo testar outro método. 
Como na etapa da base, deixe a cola secar bem!

"Ah, mas é só passar base e cola na folha toda então, já que o molde é de folha inteira, não precisa da folha A4 por baixo da pasta." Pode! Mas considero o molde essencial, pois assim você consegue ter ideia do tamanho que os desenhos deverão ter. Além disso, serve também para as vezes em que você não quer imprimir a folha inteira.

Dá para usar o tempo de secagem para selecionar as imagens que você deseja estampar. Para isso, abra o molde em algum programa de edição de imagens. Dá para fazer pelo paint, mas como eu acho desnecessário imprimir o traçado do molde na folha de estampas, é melhor abrir um programa com mais recursos, como photoshop ou o gimp (gratuito), pois assim eu crio uma camada transparente por cima desse molde, colo todas a imagens na nova camada e quando tudo estiver pronto, deleto o molde. Assim, somente as estampas serão impressas. 


O processo de seleção de imagens e redimensionamento faz parte das noções básicas no que diz respeito ao uso do computador, logo, não detalharei esse passo, mas uma dica eu deixo: use sempre imagens com boa resolução, caso contrário as estampas sairão "pixeladas" (aconteceu comigo da primeira vez que fiz os adesivos), vejam só:


A qualidade da foto já não está muito boa, mas dá para ver bem os pixels da estampa, né?

Grande parte da culpa foi ter pego imagem com baixa resolução, mas outro fator também é importante para ter um bom resultado: a configuração da impressão. Na hora de imprimir, configure sua impressora para imprimir em modo de alta qualidade, no máximo que ela oferecer. Minha segunda cartela foi impressa no modo de fotografia e mexi nas configurações avançadas para obter ainda mais de seu desempenho (essa parte também está inclusa no básico de conhecimento necessário, portanto, não explicarei em detalhes). 

A foto abaixo é a foto da segunda cartela que fiz:


Todas as imagens dessa cartela tiveram resolução acima de 900 por 900 pixels e as imagens não ficaram com os pixels evidentes, como aconteceu da primeira vez. 
Perceba que dei espaço entre as imagens. Fiz isso pois na hora de tirar o que você quer usar, pode acontecer de acabar rasgando o desenho do lado (isso porque passei base e cola em quase toda a folha / por causa do tipo de molde que uso). 

Vale a pena chamar atenção para algo: imagens que você encontra na internet com estampas suaves (cores) e tons pasteis clarinhos costumam não ser impressas direito, fica quase transparente. Ao menos comigo foi o que aconteceu com todas do tipo.

A base e cola secaram, as imagens estão prontas e sua impressora está configurada corretamente e com tinta suficiente (em todos os cartuchos)? Agora é só colocar a capa plástica para ser impressa (cuidado para não por do lado errado, rs).

Sobre a duração dos adesivos:

Os meus duram o tempo que eu deixar. Como fico no máximo quatro dias com cada esmalte, só posso relatar minha experiencia até aí e o que digo é: chegam ao quarto dia intactos.


As unhas onde serão aplicadas o adesivo, são sempre esmaltadas com o Blanc, da Essie - meu esmalte branco preferido. Espero secar razoavelmente bem e coloco a película. Não coloque com o esmalte fresco! Simplesmente não dá certo e você vai perder o adesivo.
Eu sou super estabanada então espero secar bem (e mesmo assim, me atrapalho para colocar quando é de unha inteira, como aconteceu na foto acima).

Para finalizar, uso top coat. Se você colocar as unhas na água ou até mesmo tocá-las com os dedos úmidos, sem top coat, a estampa borra inteira. Além disso, notei que o Seche Vite enruga a película.

A estampa só pode ser aplicada sobre esmalte branco ou outros esmaltes bem clarinhos. (A parte branca do seu desenho não será impressa, ok? Então, o esmalte de base fará a vez do branco, além de intensificar a cor do adesivo.)

Na hora de guardá-los, acho bom colocar uma folha por cima, pode ser de papel mesmo, ou então dentro de alguma pasta ou folha plástica. Qualquer coisa que não deixe a superfície da capa impressa exposta, pois o atrito com outras coisas pode arranhar os desenhos. 

É assim que se faz adesivos de unha com impressora. Parece trabalhoso, mas a parte mais trabalhosa, mesmo, é escolher os desenhos. O resto é simples e rápido.

E você, vai arriscar ou já arriscou a fazer seus adesivos em casa?

Espero que o post tenha sido útil!







Ps : se você quiser pode procurar na net , adesivos já prontos





via:http://www.lilatraum.com/


6 comentários:

  1. Oi!Vou testar.Amei sua técnica.Já estava me descabelando de curiosidade.Ufa!!!Ainda bem que existem pessoas como você.Que compartilham...Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi!Vou testar.Amei sua técnica.Já estava me descabelando de curiosidade.Ufa!!!Ainda bem que existem pessoas como você.Que compartilham...Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica! Vou fazer também! obrigada

    ResponderExcluir
  4. Amei essa técnica e vou fazer tomara que dê certo.Pois qro ingressar nesse negócio.

    ResponderExcluir
  5. Amei essa técnica e vou fazer tomara que dê certo.Pois qro ingressar nesse negócio.

    ResponderExcluir
  6. AGRADECEMOS O COMPARTILHAMENTO DE SUAS IDEIAS.ADOREI .

    ResponderExcluir

Oi gente !! Então primeiramente bem-vindos ao novidades !! E agora o assunto > comentários ! Bem uma coisa que eu amo é gente que comenta (#amo) Bem mas tive que colocar essas regrinhas , pois tava tendo uns comentários muito sem noção !! Então vamos lá :

-Explicar as frases com duplo sentido
-Sem xingamentos com as autoras
-Pode falar mal (faze o que ) mas sem exageros


ps : todos os comentários são respondidos , e cada autora tem um jeito diferente de responder !

Então é isso !

-IsabelaB