Especial: Katy Perry como compositora

By Isabela Bender - 00:05:00


Muita gente não sabe, mas além de escrever ou co-escrever todas as suas músicas, Katy Perry também compõe músicas para outros artistas. Como ela mesma brinca que é “uma compositora disfarçada de popstar”, nesse especial vamos conhecer um pouco mais das músicas de Katy que acabaram indo para outros artistas.


Breakout” e “The Driveway“, 2008: Miley Cyrus e Katy Perry são amigas desde 2008, quando Miley ainda era a estrela da série Hannah Montana e Katy tinha acabado e entrar no mundo pop com o álbum One Of The Boys.
Trabalhando em seu primeiro álbum de estúdio desvinculado de sua peronagem, Miley pediu ajuda de Katy. Por acaso, Perry tinha uma demo antiga chamada Breakout que nunca foi usada. Miley ouviu a música e gostou tanto que a gravou, e resolveu dar o mesmo nome para seu álbum.
Além de Breakout, Miley se interessou por The Driveway, uma música com uma letra poderosa que fala sobre o termino de um relacionamento. Cyrus alterou algumas partes da letra escrita por Katy, mas o refrão continuou o mesmo.
Na foto: Kelly, Katy e Rihanna
“I Do Not Hook Up” e “Long Shot”, 2009: Trabalhando em seu quarto álbum de estúdio, Kelly Clarkson precisava voltar ao som mais pop e recuperar o público que ela tinha perdido, dizia sua gravadora. Clarkson concordou mas estava com dificuldades durante o processo criativo do ábum, e foi aí que Katy entrou em cena.
Perry havia feito um álbum completo enquanto estava assinada com a gravadora Def Jam, mas com o fim do contrato entre 2005/2006 o álbum foi cancelado, e Perry engavetou as músicas. Até que Clarkson se interessou por duas delas, I Do Not Hook Up e Long Shot.
As duas foram incluídas no álbum chamado All I Ever Wanted. I Do Not Hook Up virou até o segundo single do cd, atingindo sucesso moderado e conquistando certificado de ouro nos EUA, Canadá e Austrália.
Rock God” (2010), “That’s More Like It” (2011): Selena Gomez e Katy também sempre foram amigas, e Perry a ajudou duas vezes. A primeira música que Selena gravou, composta por Katy, foi Rock God, incluída no seu álbum A Year Without Rain.
É interessante notar em Rock God muitas referências à religião. Ela usa expressões como “pastor”, “Deus do rock” e outros, deixando bem claro sua criação católica apesar de ser uma música puramente pop. Isso na verdade é notável nas composições de Katy até hoje (Spiritual, By The Grace Of God, etc).
Já That’s More Like It, foi outra demo antiga dada a Selena Gomez no ano seguinte, e incluída no seu álbum When The Sun Goes Down.
“Passenger”, 2013: Durante o processo de criação do PRISM, Katy trabalhou com Diplo e Sia em uma faixa. Na seleção final da tracklist do álbum, essa música acabou não entrando e sendo descartada.
Mais tarde, foi revelado que ninguém menos que Britney Spears havia comprado os direitos autorais e incluiria a música em seu álbum, Britney Jean!
A composição fala sobre o início do romance entre Katy Perry e John Mayer, com Katy descrevendo que vai se deixar guiar pelo amor uma outra vez, e assumirá o papel de ‘passageiro’. Gravada por Britney, a música recebeu toques de produção do Will.I.Am, mas a letra original escrita por Sia e Katy continuou inalterada.
Black Widow”, 2014: Outra história interessante. Durante as sessões em estúdio de Katy Perry e Sarah Hudson, elas escreveram algumas músicas. Katy escolheu uma delas para incluir no álbum PRISM, pois Dr. Luke tinha tocado uma batida com influências de trap e hip hop que casaria perfeitamente com a letra. Perry então chamou o rapper Juicy J para gravar uns versos, e foi aí que nasceu Dark Horse, o maior hit feminino de 2014.
Mas e as outras músicas? Katy tinha Black Widow, o refrão. Então ela pensou que seria perfeita pra Iggy Azalea, que na época estava gravando seu primeiro álbum.
“Katy me enviou o rascunho da música dizendo, ‘Você tem que ter isso, é a sua cara!’. Eu então criei uns versos e chamei minha amiga Rita Ora para cantar.” E Perry estava certa, Black Widow se tornou posteriormente um hit, como single do The New Classic.
“Get On Your Knees”, 2014: Outra música escrita por Katy e Sarah Hudson. Ela foi incluída no álbum mais recente de Nicki Minaj, The Pinkprint.
Não se sabe muito ainda de como Nicki acabou gravando a música, mas o que se sabe é que ela foi planejada originalmente como um dueto entre Katy Perry e Nicki, mas que de última hora, os vocais de Katy foram substituídos pelos de Ariana Grande.
Apesar disso, ainda podemos ouvir a voz de Katy nos vocais de apoio, principalmente na bridge e em partes do refrão.
Observações: Outras duas músicas compostas por Perry e gravadas por outras cantoras não estão nesse especial. Bullet, gravada pela cantora country Jessie James. E Time’s Up, aproveitada pela Ashley Tisdale.
É isso pessoal! Qual é a sua favorita? Na sua opinião, Katy deveria ter mantido alguma dessas músicas para ela mesma?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentarios

Oi gente !! Então primeiramente bem-vindos ao novidades !! E agora o assunto > comentários ! Bem uma coisa que eu amo é gente que comenta (#amo) Bem mas tive que colocar essas regrinhas , pois tava tendo uns comentários muito sem noção !! Então vamos lá :

-Explicar as frases com duplo sentido
-Sem xingamentos com as autoras
-Pode falar mal (faze o que ) mas sem exageros


ps : todos os comentários são respondidos , e cada autora tem um jeito diferente de responder !

Então é isso !

-IsabelaB